quarta-feira, 4 de julho de 2007

filhos...

ESSA POSTAGEM EU ROUBEI DO BLOG DE UMA AMIGA (ELA ESTÁ NOS LINKS - BLOG Daniela).
Valeu Dani


Há alguns meses, Emely Nobis, redatora da revista feminista Opzij, lançou o livro “Geen Kinderen, geen bezwaar” (não ter filhos não é um inconveniente), no qual ela entrevistou mulheres que nunca ouviram o tiquetaquear do relógio biológico.
Para a maioria das mulheres, o conhecido relógio biológico começa dar sinal de vida quando elas chegam aos 30 anos e não são mães.
Uma pesquisa internacional divulgada no jornal NRC Handelsblad recentemente traçou o perfil da mulher que não tem filhos: ‘normalmente, possui altos níveis de educação formal, são pouco tradicionais e anseiam liberdade e independência’.
PreconceitosNo entanto, ainda que para tais mulheres essa opção seja clara, até a ‘dita’ emancipada sociedade holandesa não está totalmente preparada para aceitar o fato de que existem mulheres para as quais crianças não fazem parte dos planos delas.
As mulheres entrevistadas por Nobis já ouviram de outras pessoas que elas não tinham filhos por serem frustradas sexualmente, solitárias, egoístas ou que não eram mulheres de verdade, enfim julgamentos que não condizem com a livre escolha delas.
De fato, os valores tradicionais estão bastante arraigados na cultura tradicional mundial. Ouvi outro dia uma entrevista com Minneke Schipper, autora do livro Never marry a woman with big feet, uma coletânea dos provérbios e ditos populares sobre mulheres, recolhidos por ela mundo a fora. Na maioria deles, a figura da mãe é glorificada. As demais figuras do sexo feminino que escolhem outras vias de felicidade, são discriminadas.

Nenhum comentário: