quarta-feira, 29 de julho de 2009

um pulo no RIO

Mais do que o tempo entre uma postagem e outra.... demorei todos os somados anos de minha vida para decidir ir ao Rio de Jneiro pela primeira vez. E quem precisa de iPOD nas ruas cariocas? As esquinas históricas são preenchidas pelo samba classe a, b e c... Dá pra fazer roda de samba quadradada, redonda e espalhada! E não bastasse o molejo da cidade instrumentista, cada nome ou pedaço a cidade é uma memória sonora. Andar pelo calçadão da praia e lembrar sem querer de "olha que coisa mais linda, mais cheia de graça....", ou "copacabana, princesinha do mar...", ou ainda "o rio de janeiro continua lindo!". Sem exagero, a cidade é um esplendor! E tem o ritmo da bossa nova e do samba impregnado na arquitetura e no cheiro do mar. Na minha opinião, a areia da praia do Flamengo é o lugar ideal pra cantar "um banquinho, um violão...." olhando pros prédios na direção do centro da cidade, Cristo redentor no alto à esquerda e as árvores do parque Burle Marx à direita. É ali, nesse ângulo privilegiado o berço da Bossa Nova - feliz encotro entre o urbano a natureza o fantástico e mistério do mar.
Porém,não é fácil integrar a sociedade carioca... Pode ser coincidência, mas dentro do círculo de amigos haviam paulistas e estrangeiros, pessoas que moram no rio por paixão...Com os cariocas foi mais difícil socializar.
O Rio não tem mesmo muito a que ver com São Paulo. Fico com a impressão de que no Rio se vive, se respira, se cuida mais do corpo e da mente, se respira o cheiro da orla e se vive 100 anos.... acho que deve ser só impressão... mas o centro, o comércio,o ritmo da cidade que percebi era esse: um centro urbano menos acelerado que São Paulo.
Bem, mas pra lá da sociologia de botequim que acabei de praticar, o Rio é mesmo um paraíso a conhecer... Vá para comer um galeto, tomar um açaí de 2 reais.... Compre garrafa de água no mercado e abra mão da pizza e do pastel (com exceção do pastel feito em Santa Tereza!). Ande de bondinho e coma um bolinho de carne seca no bar do Gomez, beba caipirinha na frente do mar de Copacabana (pague 5 reais no máximo!!!), vá na 6° a noite ver o samba das Escravas de Mauá na praça São Joaquim da Prainha, caminhe preguiçosamente de Ipanema ao Leme e do Leme à Ipanema, vá na Lapa no sábado à noite, tome uma dose da cachaça Coquinho de Parati, sente na calçada e veja o mundo todo passar!

Um comentário:

Jenny Souza disse...

Nossa, eu também ainda estou somando meus anos para finalmente ir a cidade maravilhosa, confesso que tenho aquela sindrome de paulista invejoso que quer acreditar que são paulo é mais bacana...bah...é tanta gente indo pro Rio e falando só bem e bem, acho que preciso parar de somar os anos, ainda mais depois desse texto!

Um beijo e obrigada por compartilhar. :D