sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

02 noites em COPACABANA


Sim, nao é apenas o Rio de janeiro que tem sua cidade maravilhosa... Alias, a bela cidade carioca roubou (ao que consta) o nome dessa simpática cidade boliviana. O lugar é pequeno, bonito e acolhedor, situado ás margens do Lago Titicaca.
Uma dica de hospedagem em Copacabana é o hotel GEORGES. Talvez ele nao tenha sito na internet, nem luminoso de neon, mas foi o melhor custo-beneficio encontrado. Nao é a toa que GEORGES é frequentado mais pelos turistas locais, que pelos "gringos" nos gerais. rsrsrsrs A hospedagem sai por 50 bolivianos a noite para duas pessoas - a média dos outros lugares é pelo menos 100. A noite em Copacabana é ligeiramente fria, mas tem um charme muito atraente. Pequenos restaurantes, internets café, mercadinhos e várias lojinhas de "artesania" colorem as ruas e oferecem aos passeante uma atmosfera mais que agradável. Comer também nao é caro. O turista brasileiro pode tranquilamente se render a un desayuno por 12 bolivianos(que sao cerca de 3,50 reais) completíssimo e uma bela janta por 15 bolivianos. A coisa mais simpática é se render aos hábitos locais, como comer uma truta inteira na frente do lago titicaca em barraquinhas geridas por mamitas. O peixe acompanha salada ou fritas e sai por 18 bolivianos. Já a vista do lago titicaca nao tem preço.
Copacabana: andar em pedalinho
no Lago Titicaca... Por que não?

Ficar em Copacabana no final de semana foi um verdadeiro privilégio - no domingo acontece uma espécie de celebração ou festa de 'benzeção' dos carros. Forma-se uma fila de carros floridos e decorados que toma uma das poucas ruas da cidade. Muitas vezes o capô dos veículos está aberto com objetos que representam os desejos dos donos (como dinheiro, uma casa, saúde para os filhos, etc.)

Ali pode-se comprar uma passagem de barco para a ILHA DO SOL. A viagem é bonita e dura cerca de 1h30 pelo Lago Titicaca. No barco, provavelmente será oferecido o servico de guia turístico. Bom, o passeio á ilha do Sol (com um guia que custa 20 bolivianos por pessoa) tem o seu caráter folclorístico, mas nao é assim uma riqueza. Como muitos dos principais pontos da Bolívia, também esse perde um pouco do seu charme por conta do comércio. Sem súvida a ilha é bonita, mas nao deve ser incluída por forca no trajeto de todo viajante. A parte a pouca impressao que a ilha nos causou, valeu conhecer um pouco da cultura Tiuhanaco, uma tradicao pré-inca que durou muito mais que a famosa dinastia.

Nenhum comentário: