segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

um incidente argentino

Vamos comecar as discussoes filosoficas: terá algum fundamento render-se aos preconceitos nacionais....ou, melhor dizendo, teremos nós um real motivo para odiar os argentinos???
Certo, generalizar é sempre um erro, mas vamos combinar que, se nao todos, a grande maioria dos argentinos (provenientes da Buenos Aires) que se encontram em situacao de turismo (pode ser que na casa deles a situacao seja diferente) sao uns grandes mau-educados!
Episódio prático: compramos a passagem de COPACABANA (Bolívia) para PUNO (Peru) - ah! por 90 bolivianos cada. äs 08h30 da manha nos apresentamos ao onibus, tomamos nossos lugares (que se escolhiam só na hora) quando nos deparamos com um exaltado exagerado e barulhento grupo de 04 argentinos (provavelmente dois casais na casa dos 45 anos).
Ok. A agitacao turística é compreensível, mas a solidariedade é um dom humano nao?
Pois se deu que, antes de partir percebeu-se um movimento de mais pessoas que lugares disponíveis, quando passa pelo onibus uma jovem turista européia a solicitar um assento que nao tinha ninguém, quando um dos integrantes do coletivo argentino responde: Sorry, ocupado! A garota se resigna e faz uma viagem de 03 horas na escada do onibus (e nao estamos falando de um onibus turitico de luxo, nao mesmo!!!
A duvida moral está no seguinte: os 04 argentinos compraram 06 lugares, a fim de ter uma viagem mais confortável (ué, se eles tem dinheiro...) mas nao ceder lugar a jovem turista e, no banco vago colocar sua mochila pessoal (dessas pequenininhas, que cabem com folga no porta bagagem superior), há alguma humanidade nisso!!!! E mais, compreendo o problema - a empresa boliviana provocou a confusao, mas eles sao desorganizados a esse ponto, se sabe... coitada da garota que nao chegou antes para pegar um lugar... MAS SE VANGLORIAR DURANTE 1 HORA DA VIAGEM DE QUE SE DIZERAM RESPEITAR PORQUE DEIXARAM UMA TURISTA VIAJAR NAS ESCADAS AO LADO DO MOTORISTA??????? E SE FOSSE OUTRO ARGENTINO, ELES DEIXARIAM UM CONTERRANEO SE LASCAR TAMBÉM????

2 comentários:

Jenny Souza disse...

Então, não sei se isso tem a ver com carater ou nacionalidade.
Argentinos, brasileiros, bolivianos, são apenas nomes dados a pessoas separadas por linhas imaginárias que chamamos de fronteiras.
Gente folgada tem em todo país.
Nessas férias, por exemplo, peguei um onibus Belo Horizonte - Rio de Janeiro a meia noite e um brasileiro teve coragem de ficar ouvindo funk em seu celular sem fone de ouvido. :S Mas não por isso irei me questionar sobre detestar brasileiros ou não.
E em contrapartida conheci uma argentina em Minas Gerais que era muito doce e humana mesmo.

Enfim, é muito complicado de fato generalizar.

beijos, continue fazendo boa viagem. :D

Tales Monteiro disse...

Acho que tem a ver com o coletivo. Eles sozinhos e eles em grupo... tem algo aí!