domingo, 20 de maio de 2007

O risco da informação livre

Quem imaginava mais uma batalha contra os meios de comunicação... errou! Hoje resolvi exaltar a internet! Num mesmo dia consigo falar sobre "batata" com uma amiga na Holanda, mandar mensagem no celular pra um amigo extra-continental e roubar dos emails que as pessoas me mandam confissões como essa:"....sentimentos profundos fazem parte da alma sensível... Grandes tristezas, grandes alegrias, duvidas, medos angustias, sao o que nos fazem um pouco diferentes do resto das pessoas... Vivê-los em profundidade, além de fundamental pra nossa formacao como artistas (ou voce acha que é por acaso que van gogh cortou a orelha, artaud acabou no hospício e sarah kane se suicidou?) é um PRIVILÉGIO!!!!! Isso mesmo, um privilégio que nós temos, poder penetrar tao intensamente nas profundezas de nós mesmos... Mais vale ser alegre e triste do que ser indiferente..." Parece pouco que alguém escreva um mail assim? Talvez porque já estejamos mesmo acostumados! Na época da carta-social (sabe, aquela que custa apenas 1 centavo e serve para colocar em comunicação aqueles parentes distantes....) abrir-se assim era uma coisa que demorava... E mesmo quando alguém decidia intensamente chorar as pitangas ou doar seu lado mais poético, o tempo de envio das cartas esfriava no outro a ardente confissão... Quando a resposta chegava, já era tarde. Por isso, ao contr´rio de imaginar que a internet seja uma ferramenta apta a separar as pessoas, ao contrário, acho que as ajuda a defrontar cotidianamente (se quiserem) a pessoalidade das outras; nos conecta mesmo distantes, mantém acessas as chamas de romances por suas webcans e mensagens instantâneas de bate-papo. Meu namorado que o diga....

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, também batateira!
Por falar nisso, quando é que vamos nos encontrar de novo pelo skype (vou ser politicamente correta aqui)?

beijos,

Unknown disse...

Olha, eu tbm concordo nesse lance da internet aproximar as pessoas, já me facilitou muito pra poder conhecer um pouco mais algumas pessoas não tão próximas, marcar de se ver, organizar produções...tbm conheço pessoas que namoram à distância e a internet é uma maravilha pra elas!

Claro que ao vivo, no olhar, no toque, as coisas são mais intensas, tá lá, vivo no vivo, às vezes é até mais difícil se expressar, dá um certo medo.

Eu uso a internet todos os dias praticamente, e semana passada deu um problema aqui e fiquei uns 10 dias sem poder usá-la..me senti até sozinha!
Foi bom pra reavaliar muitas coisas...

Gostei do seu blog, vou passar por aqui mais vezes!

Bjo!

Lili