quarta-feira, 30 de maio de 2007

dei um basta!

talvez vc não lembre (e se for homem nem mesmo repare) na quantidade absurda de desrespeitos e cantadas mal formuladas que são distribuídas diariamente `a incrível quantidade de seres humanos de sexo/gênero/energia feminina. não entendo porque, mesmo não sendo poucas, nós mulheres brasileiras (ao menos nós metropolitanas) não nos revoltamos, sacamos armas e tapas na cara de centenas de exemplares masculinos todos os dias. desculpem se exagero, mas minha decepção com a falata de desenvolvimento cerebral dos homens (principalmente se observados em bandos) é medonha! eu decididamente já havia decidido que não deixaria pra lá qqq má educação que me fosse presenteada pela rua, principalmente depois de notar está simples e triste constatação: quando estamos acompanhadas por um outro exemplar masculino, nós mulheres-coisas-pedaços de carne não sofremos a tal abordagem machista; só nos acontece quando estamos sozinhas ou em meio ao nosso bando de mesma espécie (desculpe mais uma vez, mas me recuso a ser classificada na evolução junto a estes sub-humanos-inteligentes).... ou seja, se nós mulheres-território não formos propriedade de alguém, estamos fadadas ao desrespeito... principalmente porque não fazemos nada. ao menos, a maioria de nós finge que não é com ela, passa como se nada tivesse acontecido... mas aconteceu. qual será o limite em que começaremos a reclamar? se nos agridem/desrespeitam verbalmente e não fazemos nada, quando vamos fazer? afinal, quem ganha quando não reagimos, não respondemos, ficamos caladas e irritadas? eu abro mão desta falta de voz e convito a todas e TODOS a refletirem e tomarem posiçao quanto a esta prática que de tão repetida parece quase incorporada ao dia-a-dia. se vc ouve um desrespeito, respeite-se, dê o limite, responda... se vc apenas presencia um ato como esse, manifeste-se tb...acho que o que não vale mais é ficar calado...

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, acho que vou escrever um post-tese aqui... três situações, três culturas:

1- No Brasil - como responder a um desrespeito? uma professora do colegial (agora revelei minha idade, seus amigos devem se perguntar o que é isso? - enfim, o ensino médio) disse que uma vez um cara a "desrespeitou", como vc disse e ela respondeu com um "obrigada"... o cara ficou tão desconcertado que não sabia mais o que fazer...
2- No Marrocos - mesmo acompanhada, ninguém me respeitou em Ouarzazate (a cidade-Hollywood). Se você não usa um véu na cabeça ou se vc não professa a religião muçulmana eles não te respeitam mesmo. Porque além de vc ser mulher, vc vai pro inferno de qualquer jeito. Lá, melhor é ficar calada. Submeter-se por questões culturais...
3- Na Holanda - os homens não "desrespeitam" as mulheres de jeito nenhum. Se, ao ver uma mulher, eles sentem algum desejo, ficam quietinhos, na deles... Aqui as mulheres conquistaram um grau de emancipação e igualdade de sexo que não somos tratadas como mulheres pelos holandeses, mas como seres humanos...
mas, claro, em todos os lugares do mundo devem existir exceções...

A pergunta é: como você vai se manifestar a partir de agora?

Tales Monteiro disse...

Paula!
Diga obrigado pra estes ogros.
Nós, homens (risadas), temos uma estranha necessidade de se auto-afirmar principalmente em grupo. Mas sabe que alguns homens tambem sofrem com este assédio da parte feminina? Não posso comparar de modo algum os dois. Um é mais violento e desrespeitoso que o outro. No entanto, é preciso descobrir a forma de inocular estes atos.

Beijos!
Tales M.

Sou louco? disse...

Tales o que injetar tem a ver com isso??

Paulaaaa!!!!!!
A quanto tempo!!!! Poxa... desde do etip... nao sei se sou um rapaz assim reconhecivel... Mas sou eu Gustavo Beneduzi, como é q anda a vida?

Um beijo! Saudades

Texto Jogo e cena disse...

Bem, falei com você sobre esse relato e achei muito curioso: tempos atrás, uma amiga minha escreveu um texto, também de inconformismo, sobre um aspecto masculino (ou a falta dele). O texto é bem legal e acho que deve ser compartilhado entre vocês mulheres- e até entre os homens, para refletirem a respeito. O texto está no blog http://blogblogbabi.zip.net e o título é "campanha pró-inteligência masculina". Vejam e se unam! Filiei-me à campanha! Até... diogo cardoso